topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Culturais » O Padre Himalaia - Pioneiro na energia solar


O Padre Himalaia - Pioneiro na energia solar

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Poster do lançamento do livro

José Carlos Rodrigues é um nosso conterrâneo que reside no Canadá, natural  de Santiago de Cendufe/Arcos de Valdevez, que o viu nascer no ano de 1966. Emigrou com onze anos para a zona de Kitchener/Waterloo para se juntar aos seus pais. Anos mais tarde, em 1981, regressa a Portugal onde continua os estudos secundários após que ingressa no serviço militar. Quando desmobilizado, em 1987, regressa ao Canadá onde ainda se mantém até ao presente momento embora retirado, em pleno isolamento, para se dedicar ao seu trabalho de pesquizar e escrever livros.

O autor com o livro

Este seu amor aos relatos e à escrita se ficou a dever-se ao facto de ter sobrevivido a um grave acidente de viação em 1998, na zona da cidade de Kingston, que o atirou para o leito do hospital onde permaneceu algum tempo em estado de coma e critico. Quando recuperou a consciência ficou bastante debilitado e com lapsos de amnésia, inclusive como o acidente foi originado. A partir do momento que saiu do trauma, José Carlos disse-nos ter começado a olhar a vida por outro prisma que até então não tinha ainda visualizado. Ficou mais atento ao que se passa à sua volta e tenta dar outro valor ao quotidiano  e à maneira como se vive acrescentando - "Não me lembro de muito, pois a contusão cerebral e o coma ajudaram a esquecer...não levamos nada. O problema é que agora que valorizo melhor a vida depois de tão grande trauma, não aceiro muitas coisas como antes. É necessário ser crítico, tentar mudar o mundo a começar por nós próprios".

Depois do coma, e das sequelas físicas e mentais, mudou de carreira profissional e dedicou-se ao seu sonho de criança - a escrita. Escreve em inglês, mas tem vários trabalhos traduzidos para português e francês.

A capa do livro

José Carlos Rodrigues falou-nos acerca do livro que escreveu, "O Nicho de Santiago", onde nos conta parte da vida dum padre que nasceu na mesma freguesia, e que está sepultado no cemitério de sua avó, pessoa que o criou até vir para o Canadá. Ela lhe falava muitas vezes daquele padre, Manuel António Gomes, conhecido por todos, por ser bastante alto, por "Padre Himalaia" (1868-1933) um verdadeiro cientista e pioneiro do aproveitamento da energia solar, hoje de grande valor na vida do Homem. Para isso inventou o "Forno Solar" que permitia utilizar as "energias feitas por Deus". Este invento, no ano de 1904, aquele invento tinha os movimentos dum relógio para captar a energia solar. Este invento não teve grande repercussão mundial devido à industria petrolífera que estava então em expansão. Hoje, muitos países estão-se a voltar para as energias alternativas, na protecção do meio ambiente e das alterações climatéricas pela poluição maciça, está, mais uma vez, atrair a curiosidade da tecnologia.

Apresentação no Portuguese Book Store

Para completar a obra que lançou, "O Nicho de Santiago" este escritor viajou e consultou arquivos e lugares por onde aquele padre em vida viveu, Canadá, Argentina, Estados Unidos, França, Inglaterra e Portugal onde nasceu, estudou e viveu até emigrar e regressar, falecendo no ano de 1933.

Uma obra bem interessante para quem gosta de saber que também temos, não só de agora, cientistas e gente de valor que tem não só inventado mas contribuído para o desenvolvimento tecnológico. Mas, como infelizmente somos "pequeninos" há para aí muito boa gente, e nações, e grandes interesses financeiros, que não nos prestam nenhuma atenção.

Na escola de St. Luke, com duas professoras de Língua Portuguesa

Recentemente, no passado fim de semana, 9, 10 e 11 de Novembro, este nosso conterrâneo e escritor andou numa azáfama de apresentação e lançamento desta sua obra cuja receita reverterá na sua totalidade, já vai neste momento em cerca de 700 dólares, para as obras do Centro Paroquial Social de São Pedro de Merufe- Monção, em nome do Arsenal do Minho de Toronto. 

Assim foi entrevistado, na sexta-feira (dia 9) nas nossas estações de rádio (CIRV 88.9) e TV(FPTV/SIC) e OMNI NEWS e os clubes de Estrelas do Norte, Amigos do Minho e Associação Cultural do Minho. No sábado (dia 10) na escola de português de St. Luke, Portuguese Book Store e na festa do Magusto do Arsenal do Minho no salão da Local 183. No domingo, pelas 10 horas da manhã foi a vez de estar presente num pequeno-almoço e convívio na padaria Jack's Bakery, onde dialogou com dezenas de presentes e autografou a sua obra, ato que também fez nas visitas anteriormente referidas.

No pequeno almoço, na Jack's Bakery

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Culturais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007